ESSE PROJETO FOI DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO CASTRO PIRES.
ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO CASTRO PIRES
,
O escritor inventa um conto e o leitor aumenta um ponto...
Esse é o segredo da boa história. Completa por si mesma, porém possível de ser lida de muitas outras maneiras.
Letras e palavras impressas, nas mãos do leitor, são mais-
e muito mais! –
do que sinais gráficos;
são a passagem para o mundo simbólico do imaginário.E nesse mundo tudo é possível:
a solidariedade, a amizade, a liberdade, o afeto e a emoção; enfim, há lugar para o desejo e para o sonho.
E as histórias estão todas aqui para você aumentar um, dois, três, infinitos pontos..
Projeto: Zé do Livro
1 - Tema : Leitura e Letramento
2 – Justificativa
“OS VINTE MINUTOS MAIS IMPORTANTES DO SEU DIA... LEIA COM UMA CRIANÇA”.
Este é o tema que abraçamos. Acreditamos no quanto a leitura conjunta de um adulto com as crianças, proporciona um envolvimento direto da criança com o livro, tornando esta experiência efetiva, vital e divertida. E sabemos que as ilustrações e o texto simples e inteligente, despertam a curiosidade infantil, enriquecendo e ampliando a vivência da criança.
A Escola Estadual Deputado Castro Pires querendo ser parceira nesta formação e, em decorrência da necessidade de incutir hábitos de leitura desde cedo nas crianças, através do projeto “ZÉ DO LIVRO” pretende trabalhar , no âmbito da escola e da família, o gosto e o prazer pela leitura.
Portanto, este projeto visa motivar os alunos, incentivando-os à leitura, utilizando-se de recursos simples, mostrando a importância da mesma para sua formação, tendo o professor e os pais como mediadores para realização das atividades previstas.
3 – Abrangência
- Corpo discente
1º ano- 85alunos
- Direção, Corpo docente, Especialistas,bibliotecária, Auxiliares da Educação Básica e Auxiliares de Serviço da Educação Básica.
- Comunidade escolar
4 – Duração / Período / Culminância
Duração : 3meses
Período : de 08/08 a 08/11
Culminância :
5 – Objetivo geral
Proporcionar um envolvimento direto da criança com o livro, tendo pais e professores como mediadores na tarefa de incentivar, estimular e desenvolver o gosto e o hábito pela leitura.
6 – Objetivos específicos
· Desenvolver a independência na leitura;
· Despertar a sensibilidade para a emoção, para a beleza e para o envolvimento com o jogo da fantasia;
· Contar para os colegas a história lida;
· Indicar livros para os colegas, persuadindo-os à escolha;
· Estabelecer relação entre a realidade e a fantasia;
· Ler os mais variados tipos de livros( conteúdo, forma);
· Utilizar os contos de fadas em diversas atividades;
· Reconhecer diversos personagens;
· Desenvolver a socialização;
· Usufruir de momentos de lazer;
· Reconhecer a importância de cuidar dos livros, do Zé (boneco) e da higiene do próprio corpo;
· Desenvolver a criatividade e imaginação;
· Promover o debate de idéias;
· Desenvolver a expressão oral do aluno, para que ele possa manifestar seu conhecimento prévio, suas idéias e opiniões;
· Atribuir um nome próprio para o boneco;
· Fazer distinção entre apelido pejorativo e apelido carinhoso;
· Elaborar entrevista para levantar outros apelidos;
· Compreender que, num grupo de pessoas, cada uma delas tem um nome e um sobrenome;
· Identificar o registro de nascimento como um documento histórico, exercitando a investigação de informações na sua certidão;
· Elaborar uma linha de tempo com a idade de cada Zé do Livro;
· Regatar através do boneco de pano, o brinquedo de antigamente;
· Arrecadar livros para a biblioteca;
7 – Recursos
· Humanos : alunos, funcionários, pais e comunidade
· Materiais : um boneco de pano, uma mala (caixa) com escova de dente, pasta de dente, livros de história ou portadores de texto e ou outras coisas que o professor desejar colocar.
8 – Organização e estrutura do projeto
O Zé do Livro é um boneco que gosta muito de passear. Por isso, durante dez semanas ele vai fazer um passeio , visitando cada criança na sua casa.
Como ele é muito organizado, vai levando na sua mala, escova , pasta de dente e os seus livros de história. Cada turma tem o seu Zé e a professora vai através de sorteio definir quem vai levar o boneco .O aluno deverá tomar conta do seu hóspede e trazê-lo de volta na data estipulada pela professora.
Mas, tem um detalhe :
O Zé do Livro só dorme se escutar uma história. Alguém deverá contar ou ler uma história pra ele.
O trabalho se divide em sete momentos distintos:
· 1º momento
Discussão,debate, levantamento de hipóteses e possibilidades para definir as diretrizes, metas e ações do projeto pelos professores dos Ciclos Inicial e Complementar de Alfabetização.
Leitura do projeto e definições de datas para realizações das ações.
· 2º momento
Convite aos pais para reunir e analisar o projeto.
Reunião de pais buscando parcerias e possibilidades de acrescentar novas idéias ao projeto .
· 3º momento
Apresentação do Zé do livro aos alunos da escola. O Zé será apresentado no pátio da escola, dentro de uma caixa bem grande. Será uma surpresa.
É hora de começar a despertar a sensibilidade para a emoção, para a beleza e para o envolvimento com o jogo da fantasia.
Momento de relatar os objetivos, as metas e ações do projeto, assim como discutir e acatar idéias dos alunos.
· 4º momento
Desenvolvimento do projeto. Início do passeio do Zé do Livro.
Cada professor retorna com os alunos para sala levando o boneco. Ele vai ficar dois dias em cada casa. A professora realiza o sorteio e define o primeiro aluno que levará o Zé para casa na quarta-feira.
Portanto, ele deverá voltar na sexta-feira, onde será realizado o sorteio novamente e o segundo aluno retornará com o boneco na segunda-feira e assim sucessivamente até o final do projeto.
Durante esse tempo, cada professor poderá expor os trabalhos realizados com os alunos, no pátio ou biblioteca da escola quando achar conveniente.
· 5º momento
Organização da festa de encerramento do projeto por pais e professores. A festa será organizada de acordo com o desenvolvimento do projeto .
· 6º momento
Culminância – “ Primeiro Festival de Livros “ – encontro de pais, alunos e demais funcionários da escola para comemorar o final do passeio do Zé do Livro. Neste dia, será realizada a doação de livros para a biblioteca por todos os envolvidos no projeto .
· 7º momento
Avaliação – deverá acontecer entre professores/alunos, professores/funcionários da escola e escola/pais.
9 – Cronograma
Mês | Estrutura | Dia | Atividades |
Setembro | 1º momento | 08 | Definição de diretrizes,metas e ações. Leitura e definições de datas . |
2º momento | 09 | Convite aos pais para reunião . Reunião de pais . | |
3º momento | 11 | Apresentação do Zé do Livro para os alunos. | |
4º momento | 11 | Início do passeio do Zé do Livro . | |
Outubro | 4º momento | | Passeio . |
Novembro | 4º momento | | Passeio |
Novembro | 4º momento | | Final do passeio. |
5º momento | | Organização da festa de encerramento | |
6º momento | | Culminância: “ Primeiro Festival do Livro “. Confraternização entre alunos, pais e escola. | |
7º momento | | Avaliação. |
10 – Sugestões de atividades para o desenvolvimento
· Contar uma história todos os dias na sala de aula para o aluno contar pro Zé, quando ele estiver na sua casa;
· Produção de texto oralmente;
· Fazer um diário para registrar os passeios do Zé do Livro;
· Fazer uma certidão de nascimento para o Zé do Livro;
· Atividades matemáticas;
· Reconto das histórias lidas em casa;
Fazer mural com sugestões de leitura (livros da bibliotecaPARA IMPRIMIR AS IMAGENS ABAIXO CLICA EM CIMA DA POSTAGEM , QUANDO ABRIR VAI EM ARQUIVO E MANDA IMORIMIR. A IMAGEM SAI NO TAMANHO NORMAL.
ADOREI ESSE PROJETO
ResponderExcluirVOU FAZER APENAS ALGUMAS MODIFICAÇÕES DE ACORDO C/ A REALIDADE DOS MEUS ALUNOS E OK!
VCS ESTÃO DE PARABÉNS
adorei seu projeto
ResponderExcluirvamos desenvolvê-lo em nossa escola nesse semestre.
Olá, muito bacana este projeto.
ResponderExcluirA leitura é primordial para o ser humano. Incentivar a leitura e a escrita e um grande desafio para o professor.
Parabéns, este projeto atende essa necessidade!
Ótima ideia, vou sugerir aos meus colegas de escola para realizarmos o projeto. Parabéns
ResponderExcluir