1. Leia histórias variadas – quanto mais as crianças têm contato com a leitura, em geral, mais fácil será a integração desta em sua vida cotidiana. Cada história traz um novo mundo e o contato com a variedade pode propiciar o interesse com maior eficácia.
2. Incentive o amor por rimas e cantigas – pode parecer estranho, mas o trabalho de incentivo à rimas e cantigas propicia o amor da criança pelas palavras. Quanto mais a criança “brincar” com as palavras, mais irá gostar delas. Além disso, cantigas e rimas treinam a memorização e a consciência fonológica.
3. Demonstre prazer na leitura – quando fazemos algo por prazer, é muito mais fácil transmitir para outra pessoa. Se você leu uma história ou artigo que gostou muito, conte à criança, para que ela possa perceber como é gostoso ler e aprender novas coisas.
4. Aumente o vocabulário – quando a leitura é feita entre duas ou mais pessoas, fica mais fácil perceber detalhes do texto. Quando a criança já sabe ler ou já tem maturidade suficiente, passe para a leitura de histórias com um vocabulário melhor e procure mostrar curiosidade por palavras que possam ser novas para ela, ou mesmo pergunte se ela percebeu alguma palavra ‘estranha’. Isso irá lhe incentivar a perceber a importância de saber novas palavras e de conhecer seu significado, instigando-a a melhorar sua leitura e seus conhecimentos – um desafio.
5. Proporcione situações de leitura da própria produção – após ler uma história ou mesma depois de algum acontecimento importante em família ou na escola, incentive a criança a registrar por meio de desenhos ou escrita o que aconteceu. Desta forma, toda vez que oregistro for lido, você pode relembrar o acontecimento ou a história com a criança, para que ela perceba a importância da escrita/desenho no registro de fatos importantes.
6. Faça a leitura com indicação do dedo – para que a criança perceba que aquilo que você leu é o que está escrito no livro ou no papel, siga sua própria leitura com o dedo, indicando as partes lidas.
7. Incentive a escrita também – a escrita pode ser uma grande amiga da leitura. Ajude a criança a se corresponder com alguém por meio da escrita para que ela tenha o prazer de ler a resposta. A escrita será, desta maneira, uma grande aliada da leitura.
8. Crie um ambiente acolhedor à leitura – ter um ‘cantinho’ próprio para leitura é um grande passo para que a criança possa ‘curtir’ seu contato com os livros. Tenha alguns livros que a criança goste sempre juntos neste cantinho, que pode ser uma estante ou uma caixinha. Procure organizar este espaço em um ambiente acolhedor à leitura, bem tranquilo . Sempre que ela tiver vontade, poderá ir até o local e escolher uma leitura.
9. Dê o exemplo – crianças aprendem muito por imitação. Se elas observam que o adulto lê, irão seguir seu exemplo.
10. Propicie tempo para a leitura – faça da leitura uma rotina. Quanto maior o contato, mais facilmente a criança criará vínculos com o hábito. Saber que a hora da leitura está chegando e sentir prazer neste momento são itens essenciais à formação de amantes da leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário