quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

CHÁ LITERÁRIO


PROGRAMAÇÃO DO CHÁ LITERÁRIO


BOM DIA A TODOS!
Sejam bem vindos á Escola Municipal Doutor Carlos Marx, onde acreditamos , experimentamos, e provamos que as pessoas precisam de sonhos em suas vidas. E na construção desses sonhos a leitura é parte importante,pois promove o conhecimento, os encantos da poesia, a aventura da imaginação, da descoberta...
Esse evento é a culminância de um trabalho realizado durante todo o ano letivo que tem como objetivo oportunizar ações de leitura prazer e estudo, envolvendo os diversos gêneros de discurso como: o poema , a biografia, a música, a fábula e conto .
E para concluir esse trabalho agora apresentaremos um chá Literário momento esse de encantamento e aprendizagem.

1-Como patriotas que somos , ficaremos em pé para receber a bandeira do Brasil e a aluna Eliana que declamará o Hino Nacional Brasileiro .

2-Muitos escritores contribuíram para a riqueza da literatura infantil, como Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, zalina Rolim, Vicente de carvalho, Jovenal Galeno entre outros .
Agora ficaremos bem atentos pois ouviremos alguns de nossos alunos recitarem poesias conhecidíssima da autora Cecília Meireles .

3-Convido aluna do 1º ano FLAVIA para ler a biografia da autora .
4-Quem quer comprar um jardim com flores?Pois a aluna SIMONE fará um LEILÃO DE JARDIM.

5-TROC...TROC.... TROC...TROC....Com seus pares de tamanquinhos as alunas FLÁVIA e ESTER declama a CANÇÃO DOS TAMANQUINHOS.

6-Convido a aluna ALANDA para recitar a poesia AS MENINAS.

7- Convido a aluna RAINA para declamar a poesia que é um sonho de toda menina, ser uma bailarina .

8-A musica nos alegra, alimenta a alma e aquece o coração .Convido a aluna ELIANA para cantar ALECRIM.

10-Ouviremos agora um pouco da vida do escritor Vinicius de Moraes pelo aluno ALAN.

11-Lindas e coloridas as borboletas dão um colorido especial em nossas vidas.Encantaremos com FLÁVIA, ESTER, GUSTAVO, SAMUEL e DEIVISSON em AS BORBOLETAS.

12-Acredite se quiser tem até um elefante com medo do passarinho. Para comprovar isso ouviremos pelos alunos EDIVALDO e DEIVID a poesia O ELEFANTINHO.

13- A fábula é uma das mais antigas maneiras de se contar uma história. O autor usava muitos bichos como personagens de suas fábulas, como tartarugas, lebres, raposas, formigas e cigarras. Através das histórias ele criticava os valores da sociedade de sua época, para mostrar o que é certo e o que é errado.
Assistiremos agora uma dramatização pelos alunos do primeiro ano :DEIVISSON, SAMUEL E GUSTAVO em A CIGARRA E A FORMIGA.

14-Ouviremos agora a aluna ALANDA que fará a leitura da biografia da autora ZALINA ROLIM.

15-A magia da vida consiste em dar amor por onde passar e acrescentar gestos de carinho a todos que cruzar o nosso caminho.Com os animais não são diferentes.Convido o aluno CARLOS para recitar a poesia CETIM.

16-No galho mais alto da linda roseira em flor um ninho de passarinho ele encontrou. O aluno EDIVALDO recitará a poesia o NINHO DO TICO-TICO.

17-Cantar é próprio de quem ama.Ouviremos agora a musica A LINDA ROSA JUVENIL .

18-Vento e flor,beleza e sentimento que se misturam.Encantaremos com com a FLOR E A FONTE pela aluna KAMILA.

19-Graciosidade,encantamento, sonhos coloridos como borboletas num bailar .Convido a aluna SIMONE para recitar GENTIL BORBOLETAS.


20-O teatro é uma atividade que contribui para o desenvolvimento da linguagem oral dos alunos,deixando de lado seus medos,traumas, insegurança e timidez.Nessa peça podemos compreender os valores como o respeito e a obediência .Convido os alunos para apresentar CHAPEUZINHO VERMELHO.

21-PLOC....PLOC.....lá vem TEMPESTADE com a aluna ELIANA.

22-Vento que balança.....ondes queres me levar?
Ouviremos a poesia JANGADA pelo aluno ALAN.


23- A musica exerce grande fascínio sobre as crianças.É um tipo de linguagem que favorece a organização do pensamento, extravasam seus sentimentos, emoções e aumenta cada vez mais a arte da comunicação. Ouviremos agora a musica MEU GALINHO por toda a turma.

24-Sonhos são assim para serem sonhados e realizados.Como vimos os escritores são mesmos muito especiais ,conseguem nos encantar com as coisas mais simples, brincando com a sonoridade e o ritmo das palavras , eles falam de temas que lhe são próximos, de objetos do nosso mundo, da natureza que nos cerca, da reminiscências da infância, sempre com muita sensibilidade e fantasia.

Um comentário: