CAPACIDADES LINGUÍSTICA DA ALAFBETIZAÇÃO E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA.
“PLANEJAR É DEFINIR O NECESSÁRIO E REALIZÁ-LO SEM QUE O IMEDIATO O SUFOQUE”
Planejamento -2010
1º EIXO-COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
| CONHECIMENTO E CAPACIDADES | ATIVIDADES |
10 | *Conhecer ,utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade; | Atividades que abordam diferentes gêneros textuais(historias, noticias ,cartas propagandas etc)em diferentes suportes(livros, revistas, jornais, papel de carta, outdoors etc;)em diferentes espaços (livraria ,bancas e biblioteca;) |
3 | *Conhecer os usos e funções sociais da escrita na cultura escolar; ♥saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar.O professor deve orientar o aluno quanto ao uso correto do material:pegar corretamente no lápis, manusear corretamente os livros e cadernos. ♥Desenvolver capacidades especificas para escrever:o aluno tem que entender que ele vai escrever para ser lido. | *atividades de exploração , observação e controle do uso dos materiais escolares de escrita.O uso do livro didático e do caderno. ♥Escrever-se na margem; ♥De cima para baixo; ♥ Da esquerda para a direita; ♥Ao final da linha voltar para o inicio ; ♥Ensinar a fazer a divisão silábica em final da linha-quando a estiver adquirida a escrita alfabética; |
| CAPACIDADES | ATIVIDADES |
1 | *Compreender as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas; | Atividades que proporciona compreender a diferença entre letras, números, sinais de pontuação/ acentuação,símbolos, rabiscos etc... |
3 | *Dominar as convenções gráficas ♥Compreender a orientação e o alinhamento da escrita ; ♥compreender a função de segmentação dos espaços em brancos e da pontuação de final de frase. | *Atividades que compreenda o sistema da escrita de cima para baixo , da direita para a esquerda. ♥Atividades que exploram a orientação e o alinhamento da escrita.ex: escrita de textos ♥Atividades que exploram a segmentação dos espaços em branco e da pontuação . Ex: escrita de textos, frases etc. |
2 | *Conhecer o alfabeto. ♥Compreender que tem letras que precisam da outra para formar o som . ♥Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras, a letra de forma maiúscula para a alfabetização. | *Exercícios de apreensão do alfabeto ,identificação das letras e conhecimento da ordem alfabética . ♥Identificar que um conjunto de letras forma um apalavra. ♥Apresentar ao aluno diferentes tipos de letra . |
4 | *Reconhecer unidades fonológicas como silabas,rimas, terminações de palavras, etc. ♥Identificar sons no inicio, meio e final de palavras | *Explorar as rimas, em diversas posições nas palavras , textos como a parlenda , poemas, cantigas etc. ♥Atividades de segmentação oral e escrita de palavras.ex: Realizar atividades lúdicas como”Lá vai a barquinha carregadinha de”.... ou “ Macaco mandou falar”palavras que terminadas ou iniciadas com uma determinada silaba; ♥Ler para os alunos par de palavras e pedir que digam quais pares combinam. ♥Ler uma seqüência de palavras e pedir que identifique a palavra que não combine; |
5 | *compreender a natureza alfabética do sistema da escrita. | *Exercícios de observação e análise do valor e da posição das letras nas palavras .o valor sonoro da letra na silaba.ex: BONECA- NENÉM |
6 14 | *Dominar relações entre fonemas e grafemas. ♥Dominar irregularidades e regularidades ortográficas. | *Exercícios de apreensão das relações entre grafemas e fonemas. ♥Escrita espontânea ou ditado de palavras. |
3º EIXO-LEITURA
| ATITUDES E CAPACIDADES | ATIVIDADES |
10 | *Desenvolver atitudes e disposições favoráveis á leitura. | *Atividades como a escolha ,manuseio e leitura de livros ,jornais e revistas, na biblioteca da escola, orientados pelo professor ou bibliotecário. |
9 15 13 | *Desenvolver capacidades relativas ao código escrito necessárias a leitura. ♥Saber decodificar palavras e textos escrito(decifrar o que esta escrito). ♥Saber ler e reconhecer globalmente as palavras. | *Atividades voltadas para o domínio do sistema da escrita. ♥ Exercício com palavras embaralhadas . ♥Exercicio com palavras que ainda não sabe ler mas conhece de cor(coca-cola)ele é capaz de produzir outras palavras . Apresentar um texto onde o aluno reconhece globalmente palavras contidas nele e o significado das mesmas. |
11 12 12 12 11 13 | *Desenvolver capacidades necessárias á leitura com fluência e compreensão. ♥Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimento de seu suporte,seu gênero e da contextualização ;o aluno antecede o final da historia. ♥Levantar e confirmar hipótese relativas ao conteúdo do texto lido. ♥Buscar pistas textuais ,intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferência)ampliando a compreensão. ♥Construir compreensão global do texto lido,unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas ,produzindo inferências :o aluno é capaz de resumir e recontar o texto lido. ♥Ler oralmente com fluência e expressividade. | *Atividades que propõem que o aluno lê em entrelinhas como pedir para contar o que vai acontecer em uma novela. ♥Atividades de antecipação de conteúdos de textos a serem lidos . ♥Atividades de levantamento e confirmação de hipótese relativas ao conteúdo lido. ♥Atividades de exploração de pistas que auxiliem a ler nas entrelinhas e ampliar a compreensão . ♥Atividades voltadas para a compreensão global do texto lido:ex resumo, discussão de titulo. ♥Leitura oral fluente e expressiva pelo aluno. |
| | |
4º EIXO-PRODUÇÃO ESCRITA
| CAPACIDADES | ATIVIDADES |
16 | *Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros: o aluno tem que ter objetivo para escrever. | *Atividades voltadas para a compreensão e valorização do uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros. |
18 18 | *produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos ,ao destinatários e ao contexto de circulação. ♥Ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas. ♥Escrever segundo o principio alfabético e as regras ortográficas. ♥Planejar e escrita do texto considerando o tema central . ♥Organizar os próprios textos segundo os padrões de composição usuais na sociedade. ♥Usar a variedade lingüística apropriada á produção , fazendo escolhas quanto ao vocabulário e a gramática. ♥Usar recursos expressivos adequados ao gênero e aos objetivos do texto. ♥Revisar e reelaborar a própria escrita | *Atividades voltadas para o domínio do sistema da escrita ,o aluno tem que saber o que dizer e como dizer. ♥Exercício de escrita focalizando o uso das convenções gráficas((alinhamento, direção, espaços em branco,, pontuação de final de frase.) ♥Exercício de escrita voltados para o domínio do principio alfabético. ♥Exercícios voltados para o domínio das regras ortográficas. ♥Atividades voltadas para a organização composicional do texto (as partes do texto) ♥Atividades que focalizam a escolha da variedade lingüística apropriadas a situação de produção e de circulação(vocabulário e gramática) ♥Atividades voltadas para o uso expressivo de recursos lingüísticos adequados ao gênero e aos objetivos do texto. ♥Atividades de revisão e reelaboração do texto escrito. |
5º EIXO-DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
| ATITUDES E CAPACIDADES | ATIVIDADES |
| *Participar das interações cotidianas em sala de aula | * Atividades voltadas para o desenvolvimento de atitude de respeito e valorização da diversidade das formas de expressão oral . |
| *Escutando com compreensão e atenção. | *Deve aprender escutar com atenção e compreensão ,a dar respostas, opiniões e sugestões pertinentes nas discussões em sala de aula. |
| *Expondo opiniões nos debates com colegas e o professor. | Aprender que não se fala de qualquer jeito ,em qualquer lugar e hora,respeita a vez de falar e a do outro. . |
| *Usar a língua falada em diferentes situações escolares buscando empregar a variedade lingüística adequada. | *Atividades de uso da língua falada em diferentes situações escolares, com o emprego da variedade lingüística adequada.saber falar bem e expor suas opiniões. |
| *Planejar a fala em situações formais e realizar tarefas cujo o desenvolvimento dependa de escuta e compreensão | *Atividades elaboras com planejamento usando recursos como cartazes ,transparências, filmes para saber ouvir e compreender o que falam. |
| | |
Oi Renata,conheci seu blog hoje parabéns.
ResponderExcluirSou professora alfabetizadora e achei muito interessante a forma como você organizou as capacidades e os eixos detalhando as atividades a serem trabalhadas. Vou utizar com certeza.Beijos