domingo, 28 de fevereiro de 2010

CAPACIDADES LINGUÍSTICAS


CAPACIDADES LINGUÍSTICA DA ALAFBETIZAÇÃO E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA.

“PLANEJAR É DEFINIR O NECESSÁRIO E REALIZÁ-LO SEM QUE O IMEDIATO O SUFOQUE”

Planejamento -2010

1º EIXO-COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA


CONHECIMENTO E CAPACIDADES

ATIVIDADES

10

*Conhecer ,utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade;

Atividades que abordam diferentes gêneros textuais(historias, noticias ,cartas propagandas etc)em diferentes suportes(livros, revistas, jornais, papel de carta, outdoors etc;)em diferentes espaços (livraria ,bancas e biblioteca;)

3

*Conhecer os usos e funções sociais da escrita na cultura escolar;

saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar.O professor deve orientar o aluno quanto ao uso correto do material:pegar corretamente no lápis, manusear corretamente os livros e cadernos.

Desenvolver capacidades especificas para escrever:o aluno tem que entender que ele vai escrever para ser lido.

*atividades de exploração , observação e controle do uso dos materiais escolares de escrita.O uso do livro didático e do caderno.

Escrever-se na margem;

De cima para baixo;

Da esquerda para a direita;

Ao final da linha voltar para o inicio ;

Ensinar a fazer a divisão silábica em final da linha-quando a estiver adquirida a escrita alfabética;

2º EIXO-APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA


CAPACIDADES

ATIVIDADES

1

*Compreender as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas;

Atividades que proporciona compreender a diferença entre letras, números, sinais de pontuação/ acentuação,símbolos, rabiscos etc...

3

*Dominar as convenções gráficas

Compreender a orientação e o alinhamento da escrita ;

compreender a função de segmentação dos espaços em brancos e da pontuação de final de frase.

*Atividades que compreenda o sistema da escrita de cima para baixo , da direita para a esquerda.

Atividades que exploram a orientação e o alinhamento da escrita.ex: escrita de textos

Atividades que exploram a segmentação dos espaços em branco e da pontuação .

Ex: escrita de textos, frases etc.

2

*Conhecer o alfabeto.

Compreender que tem letras que precisam da outra para formar o som .

Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras, a letra de forma maiúscula para a alfabetização.

*Exercícios de apreensão do alfabeto ,identificação das letras e conhecimento da ordem alfabética .

Identificar que um conjunto de letras forma um apalavra.

Apresentar ao aluno diferentes tipos de letra .

4

*Reconhecer unidades fonológicas como silabas,rimas, terminações de palavras, etc.

Identificar sons no inicio, meio e final de palavras

*Explorar as rimas, em diversas posições nas palavras , textos como a parlenda , poemas, cantigas etc.

Atividades de segmentação oral e escrita de palavras.ex: Realizar atividades lúdicas como”Lá vai a barquinha carregadinha de”.... ou “ Macaco mandou falar”palavras que terminadas ou iniciadas com uma determinada silaba;

Ler para os alunos par de palavras e pedir que digam quais pares combinam.

Ler uma seqüência de palavras e pedir que identifique a palavra que não combine;

5

*compreender a natureza alfabética do sistema da escrita.

*Exercícios de observação e análise do valor e da posição das letras nas palavras .o valor sonoro da letra na silaba.ex: BONECA- NENÉM

6

14

*Dominar relações entre fonemas e grafemas.

Dominar irregularidades e regularidades ortográficas.

*Exercícios de apreensão das relações entre grafemas e fonemas.

Escrita espontânea ou ditado de palavras.

3º EIXO-LEITURA


ATITUDES E CAPACIDADES

ATIVIDADES

10

*Desenvolver atitudes e disposições favoráveis á leitura.

*Atividades como a escolha ,manuseio e leitura de livros ,jornais e revistas, na biblioteca da escola, orientados pelo professor ou bibliotecário.

9

15

13

*Desenvolver capacidades relativas ao código escrito necessárias a leitura.

Saber decodificar palavras e textos escrito(decifrar o que esta escrito).

Saber ler e reconhecer globalmente as palavras.

*Atividades voltadas para o domínio do sistema da escrita.

Exercício com palavras embaralhadas .

Exercicio com palavras que ainda não sabe ler mas conhece de cor(coca-cola)ele é capaz de produzir outras palavras . Apresentar um texto onde o aluno reconhece globalmente palavras contidas nele e o significado das mesmas.

11

12

12

12

11

13

*Desenvolver capacidades necessárias á leitura com fluência e compreensão.

Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimento de seu suporte,seu gênero e da contextualização ;o aluno antecede o final da historia.

Levantar e confirmar hipótese relativas ao conteúdo do texto lido.

Buscar pistas textuais ,intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferência)ampliando a compreensão.

Construir compreensão global do texto lido,unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas ,produzindo inferências :o aluno é capaz de resumir e recontar o texto lido.

Ler oralmente com fluência e expressividade.

*Atividades que propõem que o aluno lê em entrelinhas como pedir para contar o que vai acontecer em uma novela.

Atividades de antecipação de conteúdos de textos a serem lidos .

Atividades de levantamento e confirmação de hipótese relativas ao conteúdo lido.

Atividades de exploração de pistas que auxiliem a ler nas entrelinhas e ampliar a compreensão .

Atividades voltadas para a compreensão global do texto lido:ex resumo, discussão de titulo.

Leitura oral fluente e expressiva pelo aluno.




4º EIXO-PRODUÇÃO ESCRITA


CAPACIDADES

ATIVIDADES

16

*Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros: o aluno tem que ter objetivo para escrever.

*Atividades voltadas para a compreensão e valorização do uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros.

18

18

*produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos ,ao destinatários e ao contexto de circulação.

Ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas.

Escrever segundo o principio alfabético e as regras ortográficas.

Planejar e escrita do texto considerando o tema central .

Organizar os próprios textos segundo os padrões de composição usuais na sociedade.

Usar a variedade lingüística apropriada á produção , fazendo escolhas quanto ao vocabulário e a gramática.

Usar recursos expressivos adequados ao

gênero e aos objetivos do texto.

Revisar e reelaborar a própria escrita

*Atividades voltadas para o domínio do sistema da escrita ,o aluno tem que saber o que dizer e como dizer.

Exercício de escrita focalizando o uso das convenções gráficas((alinhamento, direção, espaços em branco,, pontuação de final de frase.)

Exercício de escrita voltados para o domínio do principio alfabético.

Exercícios voltados para o domínio das regras ortográficas.

Atividades voltadas para a organização composicional do texto (as partes do texto)

Atividades que focalizam a escolha da variedade lingüística apropriadas a situação de produção e de circulação(vocabulário e gramática)

Atividades voltadas para o uso expressivo de recursos lingüísticos adequados ao gênero e aos objetivos do texto.

Atividades de revisão e reelaboração do texto escrito.

5º EIXO-DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE


ATITUDES E CAPACIDADES

ATIVIDADES


*Participar das interações cotidianas em sala de aula

* Atividades voltadas para o desenvolvimento de atitude de respeito e valorização da diversidade das formas de expressão oral .


*Escutando com compreensão e atenção.

*Deve aprender escutar com atenção e compreensão ,a dar respostas, opiniões e sugestões pertinentes nas discussões em sala de aula.


*Expondo opiniões nos debates com colegas e o professor.

Aprender que não se fala de qualquer jeito ,em qualquer lugar e hora,respeita a vez de falar e a do outro.

.


*Usar a língua falada em diferentes situações escolares buscando empregar a variedade lingüística adequada.

*Atividades de uso da língua falada em diferentes situações escolares, com o emprego da variedade lingüística adequada.saber falar bem e expor suas opiniões.


*Planejar a fala em situações formais e realizar tarefas cujo o desenvolvimento dependa de escuta e compreensão

*Atividades elaboras com planejamento usando recursos como cartazes ,transparências, filmes para saber ouvir e compreender o que falam.




Um comentário:

  1. Oi Renata,conheci seu blog hoje parabéns.
    Sou professora alfabetizadora e achei muito interessante a forma como você organizou as capacidades e os eixos detalhando as atividades a serem trabalhadas. Vou utizar com certeza.Beijos

    ResponderExcluir