sábado, 19 de janeiro de 2013

MENSAGEM










Professor...

A me seus alunos
B endiga sua profissão
C reia no poder da educação
D iscipline sua classe
E duque pelo exemplo
F irme-se em Deus
G aranta um mundo cada vez melhor
H onre a missão do mestre
I nstrua com sabedoria
J ulgue-se antes de julgar seus alunos
L eia os grandes educadores
M edite sobre os conselhos dos grandes mestres
N eutralize os rumores pessimistas
O rgulhe-se de ser mestre
P ersiste na verdade
Q ueira o melhor para seus alunos
R espeite seus educandos para ser respeitado
S orria. Sorrindo, ilumine sua sala de aula
T rabalhe com amor.
U nifique seus alunos
V ença pela fé
X ?
ele com carinho por todos estes cuidados e descubra por si mesmo
X do GRANDE MESTRE .

Fonte:

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

DEVER DE CASA








É de suma importância o acompanhamento dos pais nesse momento da vida dos alunos. A lição de casa faz parte da vida escolar de grande parte dos mesmos, fazendo necessário a presença da família, auxiliando nas dificuldades apresentadas. Em se tratando de lição de casa, uma das coisas mais importantes é saber que a tarefa é  de responsabilidade do aluno, por esse motivo, é preciso ajudar o mesmo a criar uma rotina de estudos, mas, nunca realizar a tarefa no lugar dele.


DICAS:

Dicas para a Escola e para os Professores



1 – Evite que os pais interfiram na lição de casa, como corrigir ou até mesmo fazer por eles. Nesse sentido, oriente para que os mesmos possam dar suporte e orientações necessárias para que o aluno consiga executar sua tarefa, por isso, nunca faça por eles.

2 – Evite culpar as famílias no acompanhamento do aluno sem saber da situação em que vivem. Investigue as condições de vida dessa família e veja o que pode fazer para ajudá-las.

3 – Não culpe um aluno por não ter feito lições que exigem
 o que o mesmo não tem em casa (internet, computador etc). Disponha aos alunos momentos na escola para pesquisas na biblioteca, sala de informática entre outras, sendo assim, se sentirá mais realizado, dê acompanhamento se o mesmo precisar.

4 – Não reclamar à família toda vez que uma tarefa não é feita, evite a punição dada a cada tarefa não realizada. Diga aos pais que se o aluno ou eles mesmos não conseguiram, pelo menos tentaram. Ninguém consegue fazer o que ainda não sabe, é um processo que leva tempo. Incentive, encoraje.

5 – Evite cobrar dos pais uma ação mais efetiva que os mesmos aprendam. Mesmo que os pais tenham conhecimento, a tarefa de ensinar, pertence a escola (professor)




Dicas para Pais


1 – Desenvolva o hábito de observar o caderno de seu filho e se o mesmo trouxe lição para casa.

2 – Na hora da lição, procure desligar som, tv, dvd, etc. A concentração é muito importante.

3 – Proporcione um horário e lugar.

4 – Acompanhe seu filho nas tarefas, apenas como informante (não faça nada por ele).

5 – Intercale momentos de lazer e descanso. Cada criança tem um tempo limite de concentração. Tenha cuidado com isso. Não  transforme  o momento harmonioso em tenebroso.

6 – Procure recursos para auxiliar a prática da lição ( Dicionário, livros, Internet, etc. )

7 – Desafie seu filho  com alegria, promova um ambiente de alegria.

8 – Tarefa não é castigo, é um momento que faz parte da vida.

9 – Deixe que seu filho traga colegas para fazerem atividades juntos (essa troca de experiência é de grande valia).

10 – Lembre-se: ninguém nasce sabendo e cada criança é singular dentro de suas capacidades  em aprender, não compare seu filho com outros alunos que fazem mais rápido. Nunca o chame de burro ou outro nome que o ridicularize e o humilhe.

11 – Aprender exige paciência. Então… tenha
 calma.

12 – Procure se seu filho apresenta alguma dificuldade de aprendizado. Peça ajuda e  orientação de profissional específico (comunique a escola).



Dicas para Alunos





01 – A lição de casa é de sua responsabilidade, não as jogue para seus pais.

02 – Por mais chato (que talvez pareça) a lição de casa é um grande reforço e aliado ao seu desenvolvimento escola, procure realizá-la com mais prazer.

03 – Não acumule tarefas. Tem tempo sobrando?  Aproveite e faça o quanto antes possível.

04 – Procure desenvolver o hábito de pesquisar em livros e dicionários.

05 – Procure não fazer cópias nas respostas das lições (a não ser que seja pedido). Use sua criatividade.

06 - Não faça de qualquer jeito, faça o melhor que puderes, no final que sai ganhando, é você mesmo.

07 – A internet pode te ajudar, use-a com sabedoria (plágio… é crime) pesquise, leia, crie seus próprios comentários.

08 – Só peça ajuda aos seus pais (outros) quando realmente precisar.

09 – Procure relaxar no meio das lições. Tá nervoso? faz um lanche. Ande no pátio, escute uma música. Você restabelecerá os ânimos.

10 – Faça o que pode fazer. Não ultrapasse seus limites. Caso não consiga realizar uma tarefa, não se desespere, o importante é que você e sua família tentaram. Converse com seu professor sobre isso e peça mais um tempo.

Fonte: Raimundo Soares de Andrade

MENSAGEM

EDUCAR É ATO DE CORAGEM,PORTANTO É AMOR.
ACHEI NO BLOG DA DANI E AMEI http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/

LEITURA

OUVIR HISTÓRIA E LER SOZINHO

O INICIO DO ENSINO FUNDAMENTAL É ESSENCIAL PARA OS ALUNOS DESENVOLVEREM AUTONOMIA E CONTINUAREM SEU PERCURSO PARA SE TONAR LEITORES.DO 1º AO 5º ANO, O MELHOR É ESTIMULAR A TROCA DE LIVROS E DE OPINIÕES SOBRE O QUE SE LÊ.


OS ERROS MAIS COMUNS
♥TRANSFORMAR A LEITURA NUMA ATIVIDADE ENTENDIANTE.QUANDO A LITERATURA FAZ PARTE DE UMA TAREFA BUROCRÁTICA E OBRIGATÓRIA , MUITAS CRIANÇAS SE AFASTAM DELAS.

♥AVALIAR A LEITURA POR MEIO DE PROVAS E RESUMOS.EVITE OS QUESTIONÁRIOS .AMPLIAR OS DEBATES SOBRE OS TEXTOS AJUDA A AUMENTAR O ENVOLVIMENTO  DA TURMA.

♥IGNORAR OS GOSTOS DE CADA UM.
É NESSA FASE DA ESCOLARIDADE QUE COMEÇAM A SE CONSOLIDAR AS PREFERÊNCIAS PESSOAIS .E ISSO TEM DE SER RESPEITANDO E APROVEITAMENTO.

SUGESTÕES DE LEITURA:
A BOLSA AMARELA-LYGIA BOJUNGA
REINAÇÕES DE NARIZINHO-MONTEIRO LOBATO
MARCELO,MARMELO,MARTELO-RUTH ROCHA
OU ISTO OU AQUILO-CECÍLIA MEIRELES
PINÓQUIO- CARLO COLLODI

FONTE: REVISTA NOVA ESCOLA

GARANTIR O CONTATO  COM AS OBRAS E APRESENTAR DIVERSOS GÊNEROS ÀS CRIANÇAS PEQUENAS É A PRINCIPAL FUNÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA DESENVOLVER OS COMPORTAMENTOS LEITORES E O GOSTO PELA LEITURA DESDES CEDO.

OS ERROS MAIS COMUNS

♥IGNORAR A OPINIÃO DAS CRIANÇAS.
OUVIR AS CONSIDERAÇÕES DA TURMA E ESTIMULAR ESSE COMPARTILHAMENTO AJUDA A CRIAR O GOSTO PELA LEITURA.

♥IMPOR UMA INTERPRETAÇÃO.
AO TERMINAR O LIVRO , O EDUCADOR "RESUME"SUA VISÃO DA HISTÓRIA - E NÃO PERCEBE QUE NINGUÉM
É OBRIGADO A TER A MESMA OPINIÃO. 

♥SUBSTITUIR O LIVRO POR UMA FIGURA OU FANTOCHES.
VARIAR O MODO DE LER É DESEJÁVEL -MAS NÃO SE PODE ESQUECER QUE HORA DE LEITURA PRECISA...DE UM LIVRO.

♥ATER-SE  AOS CLÁSSICOS.
AS CRIANÇAS ADORAM OS CONTOS DE FADAS,MAS É ESSENCIAL APRESENTAR OUTROS GÊNEROS COMO POESIA ETC...

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

FORMAS DE ESTIMULAR A LEITURA

9 FORMAS DE ESTIMULAR A LEITURA 
INCENTIVE SEU FILHO A LER SEMPRE.TUDO LIVROS,GIBIS REVISTAS ETC...(ZIRALDO)

1-LEIA SEMPRE.É BOM PARA VOCÊ E EXCELENTE PARA SEU FILHO OU SEU ALUNO,QUE SEGUIRÁ O SEU EXEMPLO NATURALMENTE.

2-LEIA E CONTE HISTÓRIAS -PESQUISAS COMPROVAM QUE O CONTATO COM NARRATIVAS MELHOR O DESEMPENHO ESCOLAR NO FUTURO.É IMPORTANTE USAR A EMOÇÃO.   

3-DÊ LIVRO ,REVISTAS E GIBIS DE PRESENTE PARA ELE E SEUS AMIGOS.

4-DEIXE OS LIVROS AO ALCANCE DAS MÃOS PARA QUE ELE FOLHEIE,VEJA AS FIGURAS E INVENTE HISTÓRIAS .

5-RESERVE UM HORÁRIO DO DIA PARA A LEITURA E TRANSFORMAR ESSE TEMPO EM UM MOMENTO DE PRAZER.

6-COMENTE O LIVRO COM ELE E O INCENTIVE A CONTAR A HISTÓRIA A ALGUÉM.


7-REPITA A LEITURA DO MESMO LIVRO QUANTAS VEZES ELE QUISER.

8-LEVE-0 PARA EXPLORAR AS A BIBLIOTECAS E LIVRARIAS PRÓXIMAS DE SUA CASA.

9-ESTIMULE ATIVIDADES QUE PRECISEM DA LEITURA-JOGOS, RECEITAS ,MAPAS ETC...

FONTE: REVISTA NOVA ESCOLA